Técnicos, Olheiros e demais interessados

Pode-se achar que, para a avaliação da potencialidade de um jogador de futebol, é bobagem ou perda de tempo fazê-lo demonstrar, isoladamente, como executa cada uma das oito técnicas que constam do Gabarito do Teste Peneira Digital Futebol Brasil.

Para quase todo mundo, o que interessa ver e saber é como um atleta se comporta em campo durante um jogo de verdade. E isso faz sentido, pois é bem verdade que um malabarista da bola, um craque em “street style” ou “free style”, que é capaz de fazer misérias com a bola, muitas vezes não sabe o que fazer com ela quando participa de uma equipe disputando uma partida de futebol de campo. É por isso que ninguém, além de nossos Especialistas Técnicos, terá de “perder tempo” olhando mais do que as Ações Desempenhadas em Jogos, um resumo do Perfil do Candidato e sua fotografia.

Mas, a nossa experiência mostra que um jogador profissional de futebol que não seja capaz de fazer malabarismos com a bola e dominá-la inteiramente, é um jogador incompleto. Por que incompleto? Porque, é através dessa “intimidade” com a bola, que a sua irreverência aparece. Sem essa capacidade de dominar a pelota, ele não será imprevisível, surpreendente, criador do inusitado para sair de determinas situações apertadas, que muitas vezes o jogo apresenta.

Revendo jogos da Copa do Mundo nota-se que muitos atletas, principalmente europeus, que são tecnicamente bons, dão bons passes, fazem cruzamentos perigosos e chegam a ser eficientes e eficazes, jogam um futebol que se pode chamar de “burocrático”. Na hora de darem longos piques nas laterais do campo, têm dificuldades em “grudar” a bola nos pés. Mas há outros, normalmente de origem latino-americana e africana, que esbanjam plasticidade, leveza, o que os faz mesmo sob marcação serrada, escorregar entre adversários, fazendo a bola passar por eles ora por cima ora por baixo de seus corpos.

O Gabarito Técnico que criamos para nosso uso exclusivo, permite-nos sentir a vocação do atleta para ocupar a posição que diz ser sua preferida. Permite-nos uma meticulosa Análise de Performance. Permite-nos avaliar seu talento quando, além dos adversários, tem de enfrentar um campo esburacado, com gramado irregular tal como muitos campos existentes em regiões mais pobres de todos os continentes. Permite-nos ter a tranquilidade de que aqueles que são exibidos no “Portfólio de Jogadores Aprovados no Teste”, realmente ostentam condições de merecerem a atenção dos técnicos, dos olheiros, dos dirigentes de qualquer clube competitivo.

O Gabarito do Teste Peneira Digital Futebol Brasil é o que nos dá condições para aconselhar o jogador que se inscreveu e enviou seus vídeos, a aperfeiçoar seus chutes a gol, suas cabeçadas, sua recepção e condução da bola e daí por diante.

Depois, para diminuir a margem de erro nas nossas análises, temos o detalhado Formulário de Inscrição, que revela o Perfil do Candidato ao Teste e até mesmo traços de como enfrenta a vida fora de campo. E, finalmente, avaliamos as suas ações em campo, enfrentando adversários e interagindo com os companheiros de equipe.

Mas não achamos cabível fazermos qualquer teste técnico para avaliarmos o talento e performance de jogadores com idades entre sete (07) e quinze (15) anos, já que eles ainda não poderão ser profissionalizados. Entretanto, para os olheiros profissionais, julgamos interessante que tenham oportunidade de apreciar o talento dos meninos e adolescentes que, dentro de algum tempo, estarão em condições se tornar jogadores profissionais. Obviamente, os navegantes somente verão em ação aqueles cujos pais ou responsáveis nos autorizarem a exibir os vídeos e informar seus próprios dados e o Perfil Atlético dos menores.